UMA HISTÓRIA DE TRABALHO, DEDICAÇÃO E SUCESSO.

Fundação do Canil Vanquisher Thiene
Nosso canil foi fundado na década de 80 na cidade de São Paulo, com o nome inicial de "Canil Vanquisher Paulista".
Associados à UCN (União Canina Nacional) e UCI (União Canina Internacional), criávamos as raças Braco Alemão e Dachshund de pêlo curto.
A União canina era um Kennel Clube de criadores na maioria de raças alemãs. Devido ao rigor de seus estatutos, todos os seus associados eram de criadores especiais, que cumpriam na íntegra suas normas de criação, as quais seguimos
até hoje.

Normas de Criação
Em primeiro lugar, antes de qualquer acasalamento, o macho e a fêmea precisavam passar por vários testes de saúde física e temperamento, sempre analisados por 2 ou mais juízes.
Verificava-se: o padrão da raça, peso, altura, inserção da cauda e orelhas, andadura, mordedura, audição e contagem de dentes. Além destes, havia outro teste: o dono se escondia e chamava o cão, que deveria encontrá-lo. Sendo aprovado nos testes, o cão recebia diploma de padreador ou matriz .

Ninhadas
Não se registrava ninhadas de cães consanguíneos (mãe com filho, meio irmãos, etc.). Os cães tinham que ser puros, sem nomes repetidos nos pedigrees .

Verificação de ninhadas
Quando os filhotes contavam seus 30 dias de vida era feita a "verificação de ninhada" (com os filhotes mamando na mãe, para não haver perigo de algum filhote não ser da ninhada).

Verificado todos esses ítens o registro era feito.

Exposições
Nas exposições de beleza, cada juiz entregava uma súmula a cada cão examinado, contendo suas qualidades e defeitos.
Alguns cães poderiam ser melhorados, caso contrário não participariam mais de exposições, sendo mantidos apenas como companhia. Se os Handlers (pessoa que conduz o cão) apresentassem os cães de maneira incorreta, eram avisados que o animal estava mal treinado e mal apresentado.
As raças de guarda que quisessem ser campeãs precisavam fazer prova de trabalho, prova de ataque e obediência. Dois cães deveriam lutar para sentir a força um do outro e se separar assim que fosse dado o comando.

Acasalamentos
As fêmeas começavam a acasalar com 24 meses e terminavam sua vida reprodutiva aos 7 anos e meio. Cada fêmea só tinha uma ninhada por ano. Os machos começavam a acasalar com 18 meses e terminavam com 9 ou 10 anos. Desse modo as ninhadas eram sempre um sucesso .

Trabalho Diferenciado
Ficamos filiados a UCN até 1986. Aprendemos muito com o capitão Hornke e dona Liselote (fundadores e presidentes da UCN - União Canina Nacional), aos quais somos muito gratos por tudo o que nos transmitiram em ensinamentos .
Em 1986 transferimos nosso canil para o sistema CBKC -FCI, ficando filiados ao KCABC.
Nosso canil foi reaberto em São Caetano do Sul com o nome atual de "Canil Vanquisher Thiene" (Thiene em homenagem ao Santo Padroeiro de nossa cidade, São Caetano D'Thiene) criando as raças: Braco Alemão, Fox Terrier de Pêlo Duro, Basset Hound, Miniatura Pinscher e Dachshund (nos três tamanhos e três pelagens).
Em 1994 deixamos de criar a raça Basset Hound .

O que diferencia o Canil Vanquisher Thiene é a convivência 24 horas com nossos cães, que são selecionados aqui mesmo, pois nossos padreadores e matrizes pertencem ao canil, possibilitanto que se formem casais certos e testados. Este procedimento torna possível a criação de cães puros. O cuidado é redobrado com a raça Dachshund, para que não ocorram cruzamentos errados, que poderiam diminuir o tamanho dos cães e criar exemplares atípicos.
Cada filhote tem direito ao seu tamanho genético, saúde e longevidade preservadas. Cada raça precisa ter o padrão de seu país de origem e suas características de trabalho e beleza conservadas.

Experiência com o Braco Alemão
Nos orgulhamos de ser um dos primeiros canis a criar a raça no Brasil.
Os Bracos chegaram no país em 1978 e começamos a criá-los em 1981, sendo nosso canil o mais antigo do estado de São Paulo em atividade que cria esta raça.
Com o encerramento das atividades dos canis Ocirema, Toriema, Saint Ferdnand e Champolin's, em 1988 ficamos com a responsabilidade de preservar e divulgar a raça, selecionando sempre cães puros sem parentesco, para que conservem todas as suas características de origem: caça, guarda, companhia, criança, exposição, cidade e campo. O cão perde suas características se for consangüíneo, porque além da beleza é um cão de trabalho e precisa ser completo.

Matrizes
Quando uma de nossas fêmeas cruza pela primeira vez, nós escolhemos um filhote e o criamos até a idade adulta, pesquisando o que está sendo transmitido geneticamente para esta cria.

Filhotes
Nossos filhotes são comercializados apenas após completarem 2 meses, pois este é o período certo para serem separados da mãe e irmãos.
O período que vai dos 45 aos 60 dias é o mais difícil na vida do filhote. O stress é grande, porque ele é separado da mãe, toma o último vermífugo e vacina, e com a mudança de residência eventualmente pode adoecer e até morrer.
Aos 2 meses ele está pronto para sua nova família, saindo do canil registrado, com a primeira dose da vacina V-8, vermifugado 3 vezes. Acompanha o filhote apostila detalhada que contém todas as dicas necessárias para seu novo dono criá-lo sem problemas.

Exposições
Participamos de várias exposições de beleza, e nossos cães sempre são muito premiados, conquistando vários títulos de campeões, classificações em grupos, finais de exposição, melhores do ano e até melhores do Brasil.

Conheça também: